Descrição
Romance explora a tensão entre o real e o ficcional, sobretudo quando justapõe autor, narrador e personagem e mistura gêneros literários. Essa estratégia narrativa aprofunda a pesquisa sobre a autoficção ao explicitar a arbitrariedade de parâmetros, colocando-os em crise. Fundado nesses elementos, este Romance é uma tese, uma colagem, experimento autobiográfico e sampler teórico, no qual o livro é o avesso do livro, a literatura escancarada.
O enredo acompanha a redação da tese de doutorado de Tiago Velasco. Reuniões com professores, aulas e encontros em bares repercutem angústias da pós-graduação. O Romance poderia ser, então, um academic novel ou um diário de pesquisa, repleto de notas sobre leituras e trechos de livros, até mesmo uma espécie de romance policial, pois mistérios atravessam e interligam a narração.
Este romance explora a imprecisão classificatória para revelar a artificialidade de gêneros literários. O que difere o romance da autobiografia? Ou de uma tese? Essas categorias encobrem fissuras que são explicitadas pela forma como Romance é desenvolvido.
Composto por breves inserções narrativas, matérias de jornais, retratos e relatos sobre o narrador, a estrutura fragmentada e diversa explora os dispositivos de criação de realidade nos quais se fundamentam a ficção. Se o barômetro de Flaubert é para Barthes o índice de realidade exterior para mascarar o literário, Romance é um mosaico de índices de realidade.
Maurício de Almeida
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