Descrição
Manoel e a guerra de Canudos é um romance que retrata a vida de um vaqueiro que na infância lutou nesta guerra cruel, ocorrida no final do século XIX no semiárido do estado da Bahia, que matou milhares de pessoas, incluindo muitas mulheres e crianças. Sobrevivente do conflito, Manoel carregou muitas marcas desse período, que permaneceram adormecidas durante muito tempo.
Já idoso, um acontecimento marcante leva Manoel a revisitar as lembranças do tempo em que ele e sua família viveram no local conhecido como Belo Monte, guiados por um messiânico de extrema religiosidade chamado Antônio Conselheiro, em busca de uma vida melhor.
Manoel rememora os tempos felizes vividos naquele local e as pessoas que, movidas pelo mesmo sonho, seguiram o Conselheiro, assim como o medo causado pelos avanços das tropas enviadas pela recém-constituída República, que viram na comunidade de Belo Monte um perigo a sua existência, e a luta feroz daqueles que resolveram proteger sua forma de viver, a custo da própria vida.
O romance intercala as lembranças de Manoel com acontecimentos do seu cotidiano como vaqueiro na caatinga baiana e a sua relação com Maria, sua esposa e mãe dos seus filhos, e de como ele encontrou, no amor, a paz que tanto buscava.
Avaliações
Não há avaliações ainda.